A música que embala a vida

Convite: Ouve a música enquanto lês este artigo!

O efeito que a música provoca em cada um de nós é um fenómeno espantoso! Há música para todos os gostos e para várias funções na nossa vida. Há música para relaxar, para dançar ou para namorar. Há música para trabalhar, estudar ou para ler um livro numa esplanada. Há música boa para correr, para ouvir no carro e até há, a chamada “música de elevador”. Há musica de bar, música para “abanar o capacete” e até música de “carrinhos de choques”! A música pode ter a arte de nos influenciar o estado de humor. Há quem utilize a música para se sentir acompanhado quando se sente só! Algumas músicas provocam uma sensação de conforto quando estamos tristes! Há momentos em que parece difícil pôr por palavras o que nos vai na alma, e encontramos músicas que o traduzem na perfeição. Há quem goste de músicas para alimentar a raiva ou o pessimismo.

Não esqueçamos as músicas que nos ajudam a festejar e todas as que nos contagiam de alegria! Há música capaz de nos dar coragem para enfrentar as dificuldades, assim como nos pode ajudar a realizar tarefas que exigem concentração. Finalmente, há música de intervenção ou de ou sátira social muitas vezes muito importante no despertar de consciências e de mobilização para causas humanitárias ou sociais.

Há músicas consoante as épocas festivas, música para o Carnaval, para pular e sambar! Música de Natal para enfeitar a árvore ou abrir as prendas! Músicas de Verão para animar e curtir!

Há músicas da nossa infância! Para mim será a música da Maria Armanda “Eu vi um sapo”, para os nossos filhos poderá ser “Doidas andam as galinhas” do eterno Avô Cantigas! Há música que foi importante na nossa puberdade, adolescência ou vida adulta… A lista de artistas e músicas poder ser quase interminável! A música  acompanha a nossa memória, muitas vezes recordamos algumas músicas que estávamos a ouvir em momentos significativos da nossa vida!

O que tem a música de especial para ter este poder tão grande no ser humano?

É inevitável referir que o primeiro som que um bebé ouve, é o batimento cardíaco da mãe. Este é o primeiro ritmo a que temos acesso de forma constante. Ainda antes de nos sabermos expressar por palavras reagimos a sons e interagimos com o mundo através deles. As mães cantam para os seus bebés porque é uma linguagem que eles entendem. A música é uma forma de comunicação tão precoce que tem o poder de nos embalar na vida!

Deixo-vos uma música que me contagia de alegria e boa disposição!

E a ti também?

Happy wishes from your friend!

Alexandre Silva

Deixe um comentário