5 estratégias para lidar com a Depressão?

cropped-felicidade.jpg

  1. Praticar desporto!

  2. Acreditar que a depressão tem tratamento!

  3. Estar disponível para gastar energia em novos projectos!

  4. Cultivar actividades que fortaleçam a auto-estima!

  5. Procurar uma consulta de psicologia!

Não irei alongar-me sobre o tema da perda, uma das questões centrais da depressão, visto já o ter desenvolvido no meu artigo “Pelos caminhos da Depressão”,.

Proponho 5 estratégias para lidar com a depressão:

  1. Fazer desporto ou praticar alguma actividade física é essencial para poder melhorar. A unidade entre a mente e o corpo é um facto muitas vezes esquecido. Quando as pessoas estão deprimidas sentem-se abatidas, sem vontade de fazer nada, sem energia vital. Mas se a mente influencia o corpo, o inverso também é verdade. Ter uma actividade física duas a três vezes por semana pode ter um efeito muito positivo sobre a mente, para além dos benefícios físicos.
  2. A depressão e os sintomas depressivos são muitas vezes estados passageiros, e reactivos a acontecimentos de vida actuais ou passados, conscientes ou não.. Mesmo quando corresponde a um quadro depressivo grave o tratamento é possível.
  3. Se a pessoa está em sofrimento, se de alguma forma o que tem feito na sua vida a trouxe até este momento, então é necessário ter disponibilidade e abertura para iniciar novos projectos. Acreditar que o que está para vir, será melhor do que já passou. Ter a humildade de perceber que ainda não experimentou tudo e, que há outros pontos de vista e experiências que podem ajudar a levar a vida para a frente.
  4. Quando uma pessoa está deprimida, vê a vida e a si própria através de um olhar depreciativo. Como se estivesse em frente a um espelho côncavo. A imagem é sempre diminuída, não gosta do que vê e por isso o amor próprio fica muito danificado. A tendência é para se auto-criticar e, nos casos mais graves a pessoa chega à auto-agressão. Realizar tarefas das quais se possa sentir orgulhosa é justamente um bom antídoto para este clima interno. Poderá ser ajudar uma pessoa, pintar um quadro, escrever um poema, fazer um bom jantar ou aprender a tocar um instrumento. Todas as pessoas têm um grande valor dentro de si, precisam de conseguir ver isto e cultivá-lo nas sua vida.
  5. Procurar um psicólogo clínico pode ser um passo importante para o tratamento. A consulta de psicologia é um espaço onde a pessoa pode aprender a pensar a sua depressão e sobretudo encontrar soluções. É fundamental para transformar o sofrimento depressivo, e poder perceber como viver de outra forma.

A felicidade não é um sonho perdido ou impossível, nem algo que apenas vamos ter quando chegarmos ao céu. É um desejo legítimo que precisa ser construído nesta vida e que qualquer pessoa merece desde que põe os pés neste mundo!

Alexandre Silva

(Psicólogo Clínico)

Deixe um comentário