Acidente nos Alpes – Germanwings

Pelos indícios parece que o co-piloto não estava em condições psicológicas para trabalhar. Se foi realmente esta a causa, talvez as avaliações psicológicas na aviação devam ser levadas mais a sério! As autoridades e empresas competentes devem deixar e promover que os Psicólogos possam fazer o seu trabalho, e talvez acidentes como este da Germanwings nos Alpes não voltem a acontecer.
Uma avaliação psicológica rigorosa e cuidada,

permite perceber se a pessoa está num estado psicológico em que possa ser um perigo para ela ou para os outros. Se precisa de ficar de baixa médica e realizar um tratamento psicológico. Não é possível prever o futuro, mas é possível avaliar o grau de risco e quem sabe intervir a tempo.

Será necessário que as provas permitam ainda retirar conclusões sobre o que realmente se passou. Mas a confirmar-se estas notícias é imperativo melhorar os mecanismos de avaliação psicológica dos pilotos. Qualquer profissão que implique um grande responsabilidade sobre a vida de terceiros, deve na minha opinião estar sujeita a uma avaliação psicológica da parte dos especialistas competentes, os psicólogos clínicos!

Deixe um comentário