Consultório de Psicologia Clínica, Psicoterapia e Psicanálise

Bom dia,
Do site O Psicólogo responde peguei seu e-mail e desejo muito tirar minhas dúvidas referente ao meu namoro.
Bom, tenho 19 anos e estou namorando já há quase 5 meses, e este é meu primeiro namoro. É um namoro a distancia, em que nos encontramos uns 3 finais de semana por mês. A insegurança é terrível e o medo de perder o indivíduo é maior ainda, pois foi com ele que tive a minha primeira relação sexual.
Não coloquei muita fé no relacionamento no começo, pois os relacionamentos anteriores nunca passavam de um mês. Logo, quando percebi que realmente poderia dar certo me entreguei e o ciúmes começou a bater. Não podia ter um objecto ou qualquer referência que se tratava de um ex já ficava mal e não aceitava. Com o passar do tempo fui aceitando esta situação e hoje não fico tão incomodado neste tipo de situação. Mas o fato de ficarmos longe a maioria do tempo ainda me deixa inseguro e pensar que pode estar me traindo. O indivíduo também tem o mesmo pensamento que eu, de insegurança, ciúmes e crises sobre imaginar estar traindo, pois alega já ter sofrido muito com namoros passados (em relação a traição). O indivíduo não perdeu a virgindade comigo.
A minha maior duvida é que todo e qualquer questionamento que eu faço sou rebatido acusado de também estar fazendo a ação. Exemplos: “Amor, vocês me traiu? – Não, por quê, você me traiu?”; “Amor, você está mentindo? – Não, por quê, você está mentindo pra mim?.
Então toda vez que faço este tipo de pergunta fico me questionando se realmente está me rebatendo pelo mesmo motivo de eu estar perguntando ou se está me rebatendo porque realmente me traiu e mentiu pra mim, pois quer jogar a culpa em cima de mim e fazer com que eu não descubra?
Vale ressaltar que o indivíduo mora sozinho e que me diz “Eu te amo” todos os dias. Disse também uma vez no começo do relacionamento que não admitiria nem um tipo de traição, mas recentemente disse que dependendo da traição me perdoa.
Ele realmente mente pra mim? Ele me trai? Ou é fiel e este questionamento não passa de uma imaginação minha?
Fico ansiosamente no aguardo do seu retorno.Obrigado.
Bom dia,
As relações à distância não são fáceis, sobretudo quando a relação está no início. A construção da confiança torna-se mais difícil, e a sua manutenção também. Os ciúmes nesta situação parecem ser sinal de que não está seguro(a) do amor do(a) parceiro(a). Desconfiar e discutir não parecem estar a resolver nada, uma conversa franca parece-me ser um passo importante para poder perceber o que ambos querem um do outro e ver se estão dispostos a fazer os esforços necessários a ultrapassar os obstáculos que existem na relação.
Não é possível saber ou perceber pelo que me contou se houve traição! No entanto, como diz o povo: “a verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima”.
GostarGostar