Consultório de Psicologia Clínica, Psicoterapia e Psicanálise
O tratamento psicanalítico é um caminho de descoberta a dois, um espaço de análise co-criado pelo par analista- analisando. A escuta do analista privilegia os processos inconscientes da dinâmica relacional desenvolvida sessão a sessão, procurando o(s) sentido(s) do sintoma, e o sofrimento que esconde e revela. A escuta empática do analista procura através dos encontros e desencontros do processo analítico, desbloquear as defesas e resistências que naturalmente surgem em qualquer processo analítico, promovendo a descoberta no analisando de soluções novas.
É um caminho transformador e portador de novas respostas, de um conhecimento ampliado do nosso mundo interno, sem juízos, nem bom nem mau, menos idealizado e mais equilibrado, promotor de esperança e contendo a dor depressiva, capacitando-nos num crescimento das nossas possibilidades de ser.
O método psicanalítico implica a realização de várias sessões por semana, necessárias à criação de um ambiente de trabalho com a profundidade fundamental para a emergência da associação livre de ideias, através da qual a escuta dos processos inconscientes se realiza.
Hoje vivemos num mundo apressado e que nos pressiona frequentemente para agir, competir e procurar ter sucesso. Raramente as pessoas encontram tempo para se pensarem com profundidade, o mundo de hoje tirou-nos esse tempo, deixando o ser humano mais pobre. A psicanálise proporciona precisamente um lugar diferente, onde podemos parar, olhar e analisar os nossos sentimentos mais profundos, as angústias que nos bloqueiam e limitam, encontrar no psicanalista um outro que ajude a pensar o que até aí, embora por vezes conhecido, não foi pensado. Re-encontrar o desenvolvimento suspenso ou bloqueado, retomar o ser, encontrando um sentido mais autêntico para a vida.
