Psicodrama Psicanalítico

O psicodrama é uma técnica que começou a ser criada por Jacob Moreno em 1921, tendo na sua génese influências do teatro, da psicologia e da sociologia. Etimologicamente a palavra psicodrama é composta por “psiché” que quer dizer alma e, “drama” que quer dizer acção ou realização, isto é, a alma em acção.

O método psicodramático é um método de terapia individual em grupo ou individual. O processo terapêutico realiza-se no aqui e agora e encenam-se as histórias do paciente, quer sejam passadas, presentes ou futuras. Do ponto de vista técnico, fundamenta-se no conceito de desempenho de papéis e realiza-se num processo de ação e de interacção, no “aqui e agora” da dramatização.

A pessoa no “como se” do palco psicodramático pode viver e reviver diferentes papeis, mobilizando o corpo e a mente, com a ajuda de um grupo de suporte com o qual pode aprender, identificar-se, diferenciar-se e também criar uma ligação única para o seu crescimento emocional. É uma oportunidade real para experimentar, aprender com o erro sem as consequências negativas da vida real. O grupo de psicodrama pode ser assim um espaço de aprendizagem, de desenvolvimento de capacidades, de compreensão e transformação dos “dramas” internos”.

Na experiência psicodramática o paciente pode usar e desenvolver a sua espontaneidade – conceito nuclear em psicodrama – que é a capacidade de dar respostas novas e adequadas a situações antigas ou dar respostas adequadas a situações novas. É assim uma psicoterapia individual em grupo e um espaço de desenvolvimento de aptidões para lidar com a vida.

A dramatização não funciona em “campo tenso”, ou seja, em cima do drama de vida que gera a angústia no paciente, porque isso levaria o mesmo a reagir com as habituais defesas contra a mesma, com os mesmos resultados que levaram ao desenvolvimento dos seus sintomas, patologia e/ou crises relacionais. No psicodrama a dramatização realiza-se no chamado “campo relaxado” que, mantendo as mesmas implicações da situação de vida do paciente passa-se um pouco ao lado, permitindo uma flexibilização das defesas contra a angústia, abrindo-se assim um caminho para o crescimento e integração da experiência.

O psicodrama psicanalítico enriquece a técnica original de Moreno, uma vez que aproveitando as suas potencialidades acrescenta-lhe o saber psicanalítico procurando a clarificação e investigação do mundo interno numa busca de transformação do funcionamento psíquico. Assim este trabalho de grupo visa a criação de insight e a procura de uma maior liberdade interna.

 

Deixe um comentário